terça-feira, 20 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE

O planejamento é algo feito para facilitar e organizar toda ação que será ou não realizada. Digo desta forma porque nem tudo que é planejado é realmente cumprido.
Desde o princípio da evolução humana, o ato de planejar se vê necessário, pois a cada decisão tomada requer meios que organizem a ação a ser elaborada. E se o planejamento se faz tão importante, por que não usá-los? Eis a questão: na verdade esse fato deve ser conduzido com cuidado e atenção, pois o mesmo acarretará em consequências que serão boas ou ruins conforme o seu manejo. E isso pode acontecer mesmo que tenha sido realizado nos mínimos detalhes.
Na escola tempos atrás, o planejamento era um meio de controlar a ação dos professores de modo a não interferir no regime político da época. Já nos dias de hoje, não existe essa função regularizadora, porém, o planejamento é bastante utilizado, ou ao menos deveria ser, como ferramenta de grande valia para organizar e subsidiar o trabalho do professor.
Há diversos conceitos referente a palavra planejamento, que é diferente de plano e projeto. Todavia, faremos as seguintes definições: o planejamento é um meio de organizar idéias, informações e principalmente ações, que pretendem a eficiência do objeto planejado; o plano é determinado pela proposta a ser seguida em certa ocasião e o projeto é um planejamento amplo, que rege uma reflexão maior, prevê os objetivos realizados e com todo sucesso almejado.
Nesse sentido, a educação escolar que tem como meta principal a formação de cidadãos críticos e eficientes, deve apresentar ao professor que é o instrumento facilitador desse processo de ensinoaprendizagem que sua função de transmitir conhecimentos tem que ser construído de forma organizada e eficaz, ou seja, que haja o planejamento prévio com todos os princípios determinantes a sua disciplina e reconhecimento dela com a comunidade.
Portanto, o planejamento, planos e projetos são necessários e de suma importância, não podemos nos distanciar dele e nem nos esquecermos que, como professores, a chave principal é o aluno e tanto eles como a comunidade escolar depositam toda confiança e expectativa em nós profissionais, por isso digo a todos que a realização desses planos e projetos feitos com o planejamento é o norteador de futuros cidadãos que dependem da sua capacidade de transmissão, para formar pessoas que administrarão nossa sociedade.

Autora: Leila P. Dombroski
Aluna do 4º termo de Letras

2 comentários:

Lico disse...

muito boa a resenha.

Luiz Gustavo Noguez disse...

Muito interessante esta resenha...... parabéns.

Postar um comentário

 
;