quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hoje é dia das crianças! :D


Da imaginação a realidade!

A literatura infanto-juvenil veio para auxiliar o desenvolvimento da criança e de jovens na busca pelo significado. Cada ser depende da informação e, através dela, poderá obter progressos que disponibilize o encaminhamento da sua formação e garantindo, assim, um melhor desempenho da sua personalidade.
A aprendizagem da criança referente à literatura infantil demonstra o modo que possibilita a influência do jogo da fantasia, o qual se traz a realidade vivida no cotidiano, fazendo com que elas mentalizem as coisas conforme os seu anseios.
A compreensão da leitura de forma correta enriquece o conhecimento e torna-os bem expressos na vida do ser humano. A emoção, que é um recurso interno, é desenvolvida com histórias criadas que nos prendem a atenção; isso nos ajuda no nosso interior e disponibiliza ideias que rolam em nossas mentes com impacto satisfatório.
Os personagens de histórias infantis nos trazem a percepção e despertam a curiosidade além da informação, de tal forma que contagia o leitor e o introduz no contexto representado por eles. E ao fazer parte da história, mesmo que seja pela imaginação, torna a emoção do leitor em evidência.
No caso da personagem Emília, criação de Monteiro Lobato, é uma boneca feita de pano que pertence a Narizinho, também criação deste escritor. Emília é uma boneca que se torna praticamente em uma criança normal, com todas as qualidades e discernimento humano. Ela adquiriu movimento corporal, a fala e principalmente o conhecimento, porém não deixou de ser uma boneca de pano.
Emília, apesar de suas travessuras, conquistou o carinho das crianças por ter características idênticas a elas. A boneca falante apronta de tudo, tem ideias incríveis que levam os leitores ao mundo do fantástico. Isso diverte os pequeninos e constrói a maturidade do seu intelecto.
Os contos de fadas transmitem profundo sentimentalismo que impulsiona o ser a pensar e perceber a razão. Portanto, nota-se a grande importância dele no desenvolvimento da criação e imaginação, trazendo emoção à realidade.

Leila Pimenta Dombroski
Aluna do IV termo de Letras.



"Feliz dia das crianças, para os pequeninos e para aqueles que serão eternamente crianças em espírito e coração!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;