segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os professores de minha vida!




Estive pensando nesses últimos anos de minha vida e me lembrei dos professores que passaram por ela. Pude perceber que tive professores de todos os jeitos, professores alegres, sérios, divertidos, rudes, bons, ruins, dóceis, bravos, companheiros, inteligentes ou apenas conhecedores da matéria, com amor à profissão ou que apenas iam lá e davam a sua aula, pensando no dinheiro do final do mês e, infelizmente, nem se preocupando se eu havia aprendido ou não, e outros características que não sei mais como enumerá-las aqui e que muito contribuíram com minha formação de alguma forma, que contribuíram para que eu fosse a pessoa que eu me tornei hoje.
Com certeza, aqueles professores alegres, divertidos, bons, dóceis, companheiros, inteligentes, até mesmo aqueles conhecedores da matéria me marcaram muito, pois foram pessoas que estiveram ao meu lado, ajudando-me na construção do meu conhecimento e preparação para a vida. Mas, certeza maior ainda eu tenho com os professores sérios, rudes, ruins, bravos e também conhecedores da matéria, mas sem amor nenhum à profissão, de que eles contribuíram mais ainda e da melhor forma possível para a minha formação e para o que eu sou hoje. Sabe por quê? Porque foram eles que me fizeram ver neles o que eu não gostaria de ser, o que eu não gostava que faziam comigo jamais iria querer fazer aos outros.
Então, eu vi neles o meu oposto, a pessoa que eu não queria ser e que provavelmente eu não seria. Sempre que eles agiam de má forma comigo, não atendendo às minhas expectativas, eu pensava comigo que jamais iria fazer aquilo com meus alunos, e foi aí que eu percebi que eu queria ser professora. Queria ser professora para mostrar a todos os professores que não agem como verdadeiros professores que ser professor é uma das profissões mais promissoras do mundo! Ter a sensação de ter ensinado algo útil a alguém é muito gratificante.
Mas, infelizmente, hoje em dia há professores que não sabem o que é realmente ser professor. Talvez não possa dizer com palavras precisas o que é ser um bom professor, mas de uma coisa eu tenho certeza: o professor não pode de forma alguma subestimar o conhecimento do aluno. Não podemos achar que sabemos mais do que ele, por mais que isso possa parecer verdade. Com certeza, nós aprendemos com nossos alunos tanto quanto eles aprendem com nós, professores. Infelizmente ou felizmente, o nosso título de curso superior, graduado, mestrado ou doutorado não nos garante todo o conhecimento do mundo e nem nos fazem melhores ou superiores que nossos alunos. O melhor título de superioridade é a nossa dedicação, carinho e preocupação com nossos alunos; o melhor e maior aprendizado que temos é aquele que aprendemos junto com nossos alunos. E a melhor gratificação dada por nossa profissão é saber que nossos alunos sempre se lembrarão de nós com carinho e seremos uma lembrança boa em seus pensamentos.

Autora
Professora Suzana Oliveira Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;