terça-feira, 4 de outubro de 2011

Viva a diferença!


A educação inclusiva visa a igualdade educativa, sendo que por esta se entende a garantia de direito, quer no acesso, quer nos resultados. A educação inclusiva deve ser entendida como uma reforma educativa, uma que pretende inovar práticas e modificar valores da escola.
Esta modificação vai ao sentido de desenvolver valores educacionais e métodos de ensino que permitam aos alunos com diferentes capacidades de aprender em conjunto e não serem separados por sexo, nível socioeconômico, deficiências e etnia. Essa reforma educacional que promove a educação conjunta de todos os alunos independente das suas capacidades individuais, removendo barreiras na aprendizagem, promove uma melhor aprendizagem a todos.
O despreparo dos professores é um obstáculo para a infiltração da inclusão, a preocupação do professor deve ser a de ver as dificuldades dos alunos e não as suas deficiências, pois os alunos necessitam de um atendimento de acordo com as suas necessidades.
A construção de uma sociedade livre, justa e solidaria, onde as desigualdades sociais devem ser reduzidas, promovendo o bem de todos sem qualquer tipo de preconceito respeitando as diferenças individuais, deve ser incentivada e feita por todos, só assim teremos uma sociedade mais justa e igualitária.


Maria Elenilda Paz e Célia Campos
Acadêmicas do IV termo de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;